“A Importância da tarefa de casa! Qual o real significado da tarefa de casa?”
Guarulhos, 05 de fevereiro de 2019.
Comunicado nº 012/2019
Assunto: “A Importância da tarefa de casa! Qual o real significado da tarefa de casa?”
Prezados Pais e/ou Responsáveis, professores e alunos (as),
A Importância da tarefa de casa! Qual o real significado da tarefa de casa?
A tarefa que o aluno faz em casa serve para fixar o que foi dado em sala de aula e prepará-lo para novos conteúdos. O professor analisa as atividades que os alunos realizam sozinhos, em casa, e assim pode descobrir quais as dificuldades de cada um e reforçar os pontos necessários para que eles aprendam.
A seguir compartilharemos algumas questões para sanar as dúvidas mais frequentes. Veja:
QUAL A IMPORTÂNCIA DO DEVER DE CASA?
Para o aluno: faz com que ele enfrente desafios pedagógicos fora da escola, fixe o assunto que aprendeu, estabelece uma rotina e construa sua autonomia.
Para o professor: identifica as dificuldades de cada aluno para tratá-las.
Para os pais: podem acompanhar o que o filho está aprendendo na escola e, também, identificar as dificuldades que estão tendo.
TODA LIÇÃO DE CASA É IGUAL?
Não. Há três tipos diferentes de lição: a que sistematiza conhecimentos, a preparatória para a aprendizagem e a lição de aprofundamento.
O QUE A LIÇÃO DE CASA TRABALHA?
Especialistas classificam a lição de casa em três tipos diferentes: Lição que sistematiza conhecimentos: O aluno faz exercícios, sozinho. O professor faz uma análise e verifica quais são as dificuldades.
Lição preparatória: Antes de começar a trabalhar um novo tema, o professor pode pedir, por exemplo, que os alunos leiam notícias relacionadas ao assunto.
Lição de aprofundamento: O aluno aprofunda os temas já estudados por meio de trabalhos mais longos, como por exemplo uma pesquisa ou apresentação de um trabalho.
OS PAIS DEVEM AJUDAR A FAZER LIÇÃO DE CASA?
É importante que os pais participem da vida escolar do filho. Se o aluno apresentar alguma dúvida, os pais podem auxiliá-lo a encontrar a forma de resolver a questão, mas nunca fornecer a resposta pronta.
É PRECISO CRIAR UMA ROTINA PARA AS LIÇÕES DE CASA?
Sim, é importante para o aluno se organizar. As crianças precisam de ajuda dos pais para organizar seus horários. Já os adolescentes possuem mais maturidade para montar sua rotina, mas o monitoramento dos pais não deixa de ser importante, principalmente se o estudante apresenta dificuldade em se planejar.
O ESTUDANTE REALMENTE PRECISA DE UM LUGAR ESPECÍFICO PARA FAZER LIÇÃO?
Sim, o aluno deve ter um espaço definido para estudar. Isso impede que ele faça tarefas em lugares inapropriados que irão distraí-lo.
QUANTO TEMPO DEVE SER GASTO COM A LIÇÃO DE CASA?
Até o 7º ano, em média uma hora por dia. A partir do 8º ano, e principalmente, no ensino médio, a quantidade de conteúdo aumenta e o tempo passa a ser duas horas por dia para exercícios. Lembrando que a lição de casa é uma atividade complementar, o estudante ainda precisa ter tempo para praticar esportes, fazer outras atividades extracurriculares e se dedicar aos seus hobbies.
COMO AGIR QUANDO O FILHO NÃO QUER FAZER A TAREFA DE CASA?
Primeiramente, os pais devem identificar o motivo para então buscar resolver a situação. Por exemplo, o aluno pode estar tendo problemas para entender o assunto ou se trata de um reflexo do excesso de atividades da criança ou do adolescente.
É PRECISO REPREENDER QUANDO O JOVEM NÃO FAZ A LIÇÃO CORRETAMENTE?
Errar faz parte do processo de aprendizagem. Não se deve repreender a criança quando ela comete um erro na tarefa.
O que pais e professores podem ver por meio da lição de casa?
É uma maneira dos pais participarem da vida escolar do filho e acompanhar o que ele está aprendendo.
O professor pode identificar falhas e reforçar a matéria nos pontos necessários, individualmente ou junto com toda turma, pois é possível que vários alunos tenham a mesma dúvida.
Fonte: www.educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/licao-de-casa-547565.shtml
Atenciosamente
Equipe Gestora